quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Não pensem que nos esquecemos…

…da nossa sondagem. É verdade, verificámos que a maioria dos nossos seguidores conhece o que é o daltonismo. Ficamos contentes com esse facto, mas esperamos sinceramente que não saibam tudo sobre este tema e que descubram e aprendam muito mais connosco.

As próximas novidades do nosso projecto estão reservadas para 2011 e portanto agradecemos desde já a vossa participação e seguimento, esperamos que tenham passado um bom natal e desejamos a todos um próspero ano novo de 2011!!!

 100 Cores

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reportagem sobre os macacos-esquilo que foram curados de daltonismo através de terapia genética

Dois macacos foram curados de daltonismo com terapia genética!

Boa tarde,
Vamos partilhar convosco um artigo que nos deixou bastante surpresos.
Foi publicado um artigo sobre o daltonismo numa revista estrangeira chamada Nature. O artigo consistia na divulgação de uma investigação efectuada por equipas das Universidades de Washington e da Florida que recorreram à terapia genética para curar o daltonismo em dois macacos – esquilo, sendo que este trabalho poderá ter consequências positivas no tratamento de doenças que envolvem as células cone em humanos.
A equipa de investigadores acompanhou estes dois macacos (Sam e Dalton) durante cerca de dez anos. A equipa de Washington submeteu os macacos a diversas provas, algumas semelhantes às que são feitas a crianças em todo o mundo, e a exames em frente ao computador, enquanto que a equipa da Florida desenvolvia uma terapia genética para actuar nas células cone.
Os investigadores queriam induzir a produção na retina, dos macacos daltónicos, de uma proteína que permite a produção de pigmentos sensíveis ao verde e ao vermelho.
Segundo Neitz, um dos investigadores, começaram a surgir resultados passadas cinco semanas do tratamento e ao fim de um anos e meio Sam e Dalton já conseguiam distinguir dezasseis matizes.
Os dois macacos-esquilo tornaram-se assim a base da esperança da possível oportunidade de curar o daltonismo em humanos.



Aqui estão os links que podem consultar se desejarem saber mais pormenores sobre este assunto: