quinta-feira, 19 de maio de 2011

Actividades dos 100 Cores!

Boa tarde!

É verdade que já à alguns dias que não damos notícias daquilo que os 100 Cores andam a fazer! Como já estamos perto do final do período andamos um pouco atarefados e por isso não temos tido tempo de vir ao blogue.
De momento andamos a preparar as últimas actividades e projectos que temos para fazer, sendo elas a construção da maqueta do olho e a implementação do sistema Color Add na nossa escola. Estamos também a trabalhar no portefólio que temos de entregar no final do mês e na grande apresentação final do nosso trabalho.
É  também com grande satisfação que podemos dizer que já cumprimos a maior parte dos objectivos que nos propusemos a atingir ao longo do ano!

Abraços coloridos,
O grupo 100Cores

Olho humano

Sendo o olho um dos órgão mais importantes do nosso corpo, e sendo o daltonismo um tema que está relacionado directamente com este órgão, apresentamos aqui uma imagem simplificada da constituição deste órgão tão fascinante!




domingo, 8 de maio de 2011

Curiosidade da Semana!

Sabiam que a maior parte das pessoas que têm daltonismo são do sexo masculino?
Pois é verdade, 10% dos homens são daltónicos, e apenas 0.3% das mulheres apresentam esta anomalia.
O daltonismo é uma anomalia determinada por um gene recessivo, genes esses localizados apenas no cromossoma X, deste modo para uma mulher ser daltónica tem que apresentar necessariamente o gene nos dois cromossomas, (XX). Ao contrário, no homem sempre que o gene estiver presente no cromossoma X, a anomalia verifica-se (dêem uma olhadela no separador "O Daltonismo").
(imagem do Sistema Color ADD)




Semana Cultural no IPH!

Olá a todos : )

Aproveitamos para vos pôr a par de todos os acontecimentos da Semana Cultural e dar a conhecer o sucesso que as nossas actividades alcançaram.
Tal como estava previsto, no dia 27 de Abril tivemos o prazer de receber na nossa escola o designer e professor Miguel Neiva, para a realização da palestra sobre o Daltonismo.
Foi uma tarde muito bem passada já que o grupo teve a oportunidade de conhecer e conversar pessoalmente com o professor. A palestra foi também bastante dinâmica e certamente cativou o público.  
A realização dos rastreios oftalmológicos nos dias 28 e 29 de Abril foi um enorme sucesso.
Na verdade não esperávamos que os rastreios tivessem uma afluência tão grande como a que conseguimos. Acabámos por ter um elevado número de alunos, professores e habitantes da Granja do Ulmeiro a participar nesta actividade.
Foi uma óptima experiência e aproveitamos para agradecer a presença e apoio do professor Miguel Neiva bem como das optometristas do Centro Óptico que se disponibilizaram para nos ajudar com a realização dos rastreios.


 Por último, dêem uma espreitadela na galeria onde poderão encontrar fotos das actividades realizadas.

Até ao próximo post,

O grupo 100Cores