quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A preparar a nossa primeira apresentação


Boa noite,
Esta tarde estivemos a dar os últimos retoques na primeira apresentação do nosso projecto que vai ser exposto à nossa turma e professora de Área de projecto hoje à tarde. Dentro desses últimos retoques estivemos a organizar um power point que iremos mostrar à turma durante a apresentação e também estivemos a “tratar” do nosso Blog e do Facebook, motivo pelo qual apresentamos hoje tantas entradas no Blog.
Além disso, deixamos também o desafio de participarem na nossa sondagem sobre o que é o daltonismo. Agradecemos a vossa participação.
Abraços coloridos

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O que é o Daltonismo e como melhorar a qualidade de vida dos daltónicos?

Pois é verdade, antes que nos voltamos a esquecer, esta é a nossa questão-problema.
Como devem saber de outros projectos, com base nesta, temos de traçar objectivos, os quais queremos que também conheçam:
•       Promover o conhecimento sobre o daltonismo incutindo o espírito crítico e de pesquisa;
•       Divulgar o tema, partindo do princípio que a maioria da comunidade escolar não tem conhecimento significativo acerca do mesmo;
•       Valorizar o debate intelectual como meio adequado à resolição do problema;
•       Dar a conhecer as dificuldades que podem apresentar no quotidiano;
•       Implementar soluções no meio escolar que contornem as dificuldades que sentem;
•       Dar a conhecer se os daltónicos são alvo de discriminação devido ao facto de serem uma minoria;
•      Demonstrar se a sociedade se preocupa com as dificuldades dos daltónicos e que soluções apresenta a fim de as minimizar;
•       Consciencializar a comunidade escolar quanto aos obstáculos com que se deparam os daltónicos.

Porquê o daltonismo?

Ao discutirmos o possível tema do projecto que iríamos realizar ao longo do ano decidimos desde logo que se devia enquadrar na área de Ciências e Tecnologias, onde nos inserimos. Surgiu-nos então a ideia de trabalharmos em algo relacionado com a Biologia, com a Física, ou com o Turismo. Após alguma discussão, optámos por escolher o ramo da Biologia uma vez que agradava a todos na generalidade e porque em comparação com outros projectos idealizados, estes teriam mais sucesso.
Assim, decidimo-nos pelo ramo da visão, ideia que agradou a todos os membros do grupo, pois os olhos são um dos órgãos mais importantes e fascinantes do nosso corpo.
Posteriormente, e através de algum diálogo com a professora, surgiu a ideia de realizarmos um projecto sobre o daltonismo, tema que nos pareceu desde logo muito interessante, por um lado porque temos conhecimento de alguns daltónicos na comunidade escolar mas também porque nunca tínhamos procurado aprofundar este assunto, sendo até à altura um mistério para nós. Através de algumas conversas informais com alguns colegas descobrimos também que muitos deles não tinham grande conhecimento sobre este tema, o que nos despertou ainda mais curiosidade.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ora vamos lá à nossa apresentação!


Chegámos ao 12ºano, BOA! E agora? Bem, agora temos uma disciplina, Área de Projecto. Um grupo de seis elementos, Sara, Benedita, Rodrigo, Cláudia, Raquel e Teresa. Um projecto a desenvolver. Então e que tema terá esse projecto? Ninguém sabe ao certo, apenas que terá que ser um projecto original e criativo, com um tema fora do vulgar.
Percorremos um longo caminho até decidirmos qual o melhor tema para o nosso projecto. Passámos pela robótica, pela oncologia e pelo turismo. Mas nenhum destes assuntos nos interessava particularmente. Foi então que a partir de um palpite inesperado decidimos que seria interessante falar sobre os olhos. Era necessário é que fosse algo mais concreto e depois de muita interrogação, surgiu-nos o daltonismo. Sendo um tema pouco explorado, já denotámos algumas dificuldades na procura de informação, o que tem atrasado um pouco o desenvolvimento do projecto. Apesar disso esperamos ser bem sucedidos e esperamos que gostem do nosso trabalho.

                                                                                                                           Abraços coloridos